Queijo: duas fatias por dia reduzem o risco de diabetes tipo 2

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Você passa longe do queijo para não engordar? De acordo com pesquisadores ingleses e holandeses, comer duas fatias por dia ajuda a minimizar em 12% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a descoberta abre uma discussão sobre as atuais recomendações para a prevenção da doença, que incluem a dieta pobre em gorduras.

Iogurte possui o mesmo efeito benéfico
No estudo, os cientistas analisaram a dieta de 16.800 adultos saudáveis e outros 12.400 portadores de diabetes tipo 2. Os resultados revelaram que aqueles que comeram duas fatias de queijo (cerca de 55 gramas) por dia, apresentaram 12% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Essa proporção também foi observada entre os voluntários que ingeriram a mesma quantidade de iogurte diariamente.

Para os cientistas, as bactérias probióticas presentes no queijo e no iogurte são capazes de diminuir o colesterol. Estes alimentos também são ricos em vitamina D, cálcio e magnésio, que podem proteger o organismo e evitar o diabetes tipo 2. O resultado reforça a tese de que as gorduras saturadas não são todas iguais. Algumas são até benéficas para o corpo, como óleo de coco, carne vermelha e azeite de dendê. A chave está em consumir estes alimentos com moderação. 

Excesso de peso é principal fator para o diabetes tipo 2
O excesso de peso é o principal fator para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença representa 90% dos casos totais de diabetes no país. Hábitos nada saudáveis, como sedentarismo e dietas hipercalóricas são os precurssores para o surgimento desse tipo de diabetes. O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente para controlar as taxas de açúcar no sangue e os sintomas incluem sede excessiva, cansaço constante e necessidade de urinar acima do normal. O problema pode ser fatal se não for devidamente tratado. A boa notícia é que a doença pode ser evitada com a prática regular de exercícios físicos e uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais.

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